Obama dá indulto 111 presos e bate recorde nos EUA - Notícias - Diligência - Credibilidade em informação jurídica

Notícias

Obama dá indulto 111 presos e bate recorde nos EUA

Diversas 31/08/2016

O presidente americano Barack Obama concedeu nesta terça-feira indulto a 111 presos, pequenos traficantes de drogas em sua maioria, estabelecendo um recorde histórico de perdões presidenciais em um único mês – informou a Casa Branca. Esses 111 indultos se somam a outros 214 aprovados por Obama ao longo deste mês, totalizando 325 em agosto. Obama usa cada vez mais esse recurso e faz dele uma de suas bandeiras de governo.

Em seus dois mandatos, o presidente americano lançou mão desse gesto 673 vezes, mais do que qualquer um de seus dez antecessores. Com isso, põe em prática seu pedido de uma reforma penal para priorizar a concessão de “uma segunda oportunidade”.

Considera-se que os detentos que se beneficiaram dessas comutações de pena não representem um perigo para a sociedade. A maioria vende pequenas quantidades de drogas no varejo. Em alguns casos pequenos vendedores e mesmo usuários receberam longas condenações, devido a um sistema penal muito rigoroso e que hoje é denunciado como excessivo. Alguns até cumpriam penas de prisão perpétua. É o caso de 35 dos 111 condenados beneficiados pelos indultos.

Obama se declarou favorável a penas alternativas à prisão para os autores de crimes menores. Nos Estados Unidos, há mais de 2,2 milhões de pessoas atrás das grades.

Fonte: Veja

© Diligência.com.br
competente, confirma , sentença, indenizar, indenização, turma, mandado de segurança, recorreu da sentença, Conselho Regional, Colegiado, desocupação , Defensoria Pública da União, DPU, Ministério Público Federal , MPF, Advocacia-Geral da União , AGU, Caixa Econômica Federal , CEF, Departamento Nacional de Infraestrutura , DNIT, Departamento de Estradas e Rodagem , DER, DNER, PFE, Data do julgamento, Publicação no diário oficial , Servidores públicos , aquisição de estabilidade, condenação, condena, condenado, recorrente , recorrido, constituição federal, aposentadoria por invalidez, AIDS, portador, cardiopatia, imposto de renda, IR, Fazenda Nacional , apelante, princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, união , agravo de instrumento, adicional de férias, polo passivo, interesse processual , processamento e julgamento, pensões e aposentadorias, pensão, aposentadoria, competência, demandante, descumprimento da obrigação, sentença penal , unânime, provimento, aposentadoria especial, tempo de serviço, tempo de contribuição, julgou procedente, autarquia , Instituto Nacional do Seguro Social , INSS, CTPS, impetrante, ajuizamento da ação, serviço especial , ANP