TRE-Ba lança aplicativo para recebimento de denúncias eleitorais - Notícias - Diligência - Credibilidade em informação jurídica

Notícias

TRE-Ba lança aplicativo para recebimento de denúncias eleitorais

Diversas 31/08/2016

 Os baianos já dispõem de uma nova ferramenta para formalização de registros de irregularidades eleitorais. Está disponível para download em tablets e smartphones o aplicativo Pardal, por onde é possível comunicar ao TRE-Ba (Tribunal Regional Eleitoral da Bahia) no ocorrências relativas à propaganda irregular, compra de votos ou qualquer outra infração eleitoral. O Pardal é gratuito e, além de acessado pelo site do TRE, pode ser baixado através do Google Play e da Apple Store.

O aplicativo obedece a Resolução nº 23491/2016, publicada na terça (16) pelo relator ministro Gilmar Mendes, para todo o Brasil. O Pardal foi desenvolvido pelo TRE do Espirito Santo, com a colaboração do órgão da Paraíba.

Para o registro de ocorrências, o cidadão deverá preencher formulário informando, obrigatoriamente, nome e CPF. Além disso, será necessário encaminhar elementos que indiquem a existência do fato noticiado, tais como vídeos, fotos ou áudios. O sigilo poderá ser solicitado à Justiça Eleitoral.

Segundo o TRE, uma das vantagens do uso do Pardal é a possibilidade do envio de informação geográfica, o que possibilita ao eleitor informar ao Tribunal a localização exata da propaganda irregular. Através do aplicativo é possível também o acompanhamento da tramitação da denúncia.

Em Salvador, além do Pardal, registros de infrações eleitorais poderão ser direcionados ao e-mail poderdepolicia@tre-ba.jus.br. Nesse caso, é também vedado o anonimato, devendo o cidadão fornecer, pelo menos, seu nome, o nome do candidato e/ou partido, data, hora, local e tipo de propaganda irregular identificada.

Fonte: R7

© Diligência.com.br
competente, confirma , sentença, indenizar, indenização, turma, mandado de segurança, recorreu da sentença, Conselho Regional, Colegiado, desocupação , Defensoria Pública da União, DPU, Ministério Público Federal , MPF, Advocacia-Geral da União , AGU, Caixa Econômica Federal , CEF, Departamento Nacional de Infraestrutura , DNIT, Departamento de Estradas e Rodagem , DER, DNER, PFE, Data do julgamento, Publicação no diário oficial , Servidores públicos , aquisição de estabilidade, condenação, condena, condenado, recorrente , recorrido, constituição federal, aposentadoria por invalidez, AIDS, portador, cardiopatia, imposto de renda, IR, Fazenda Nacional , apelante, princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, união , agravo de instrumento, adicional de férias, polo passivo, interesse processual , processamento e julgamento, pensões e aposentadorias, pensão, aposentadoria, competência, demandante, descumprimento da obrigação, sentença penal , unânime, provimento, aposentadoria especial, tempo de serviço, tempo de contribuição, julgou procedente, autarquia , Instituto Nacional do Seguro Social , INSS, CTPS, impetrante, ajuizamento da ação, serviço especial , ANP