Discriminação no trabalho é tema do segundo episódio do programa Jornada - Notícias - Diligência - Credibilidade em informação jurídica

Notícias

Discriminação no trabalho é tema do segundo episódio do programa Jornada

Jurídicas 05/11/2019
Discriminação no trabalho é tema do segundo episódio do programa Jornada

Programa apresenta relatos de pessoas que foram vítimas de preconceito no ambiente de trabalho.

O segundo episódio da segunda temporada do Jornada está disponível a partir desta segunda-feira (4) no canal do TST no YouTube. Esta edição destaca as formas de preconceito mais presentes no cotidiano dos trabalhadores brasileiros. A discriminação em ambientes profissionais tem ganhado força por meio do machismo, do racismo e da perseguição a empregados homossexuais, entre outras formas.

O ministro Alberto Bresciani, do Tribunal Superior do Trabalho, foi um dos entrevistados do programa. Ele lembra que, em muitas oportunidades, o discriminado se sente culpado pelos ataques sofridos e guarda para si toda a angústia gerada pela situação de perseguição. “Esse empregado silencia pelo medo que tem de perder o emprego”, afirma o ministro.

No bate-papo com a cantora e compositora Maria Gadú, o assunto principal foi o machismo. Ela destaca que a sua luta contra o preconceito é diária. “Tenho que ficar me reafirmando e me reinventando o tempo inteiro para não ouvir ‘você toca como um homem’”, diz. O psicólogo Rossandro Klinjey, por sua vez, cita uma frase de Nelson Mandela que fortalece a luta contra o preconceito: “Ninguém nasce odiando, a gente aprende a odiar”.

O episódio também mostra a história de trabalhadores que foram discriminados em seus locais de atuação, entre eles um gerente de portaria, uma cabeleireira transexual e uma advogada. O Jornada ainda traz diversos dados que indicam que 70% dos brasileiros já cometeram algum ato de preconceito. 

A segunda temporada do Jornada conta com mais quatro edições, que serão lançadas no TST Tube às segundas-feiras, às 12h. O programa também terá inserções na programação da TV Justiça toda quarta-feira, às 19h30.       

Serviço - Jornada

Periodicidade: quinzenalmente, sempre às segundas-feiras.

Horário: 12h

Segundo episódio: segunda, 28 de outubro de 2019.

Onde assistir: TST Tube - www.youtube.com/tst e TV Justiça (quartas – 19h30)

Programe-se:

14 de outubro/2019 – tema: O que é liderança?

28 de outubro/2019 – tema: Discriminação no trabalho

11 de novembro/2019 – tema: Magistratura do Trabalho

25 de novembro/2019 – tema: Nova geração do empreendedorismo

9 de dezembro/2019 – tema: Profissões estressantes

23 de dezembro/2019 – tema: As caras da Justiça do Trabalho

(CRTV/Secom/TST)

Fonte: Tribunal Superior do Trabalho

© Diligência.com.br
competente, confirma , sentença, indenizar, indenização, turma, mandado de segurança, recorreu da sentença, Conselho Regional, Colegiado, desocupação , Defensoria Pública da União, DPU, Ministério Público Federal , MPF, Advocacia-Geral da União , AGU, Caixa Econômica Federal , CEF, Departamento Nacional de Infraestrutura , DNIT, Departamento de Estradas e Rodagem , DER, DNER, PFE, Data do julgamento, Publicação no diário oficial , Servidores públicos , aquisição de estabilidade, condenação, condena, condenado, recorrente , recorrido, constituição federal, aposentadoria por invalidez, AIDS, portador, cardiopatia, imposto de renda, IR, Fazenda Nacional , apelante, princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, união , agravo de instrumento, adicional de férias, polo passivo, interesse processual , processamento e julgamento, pensões e aposentadorias, pensão, aposentadoria, competência, demandante, descumprimento da obrigação, sentença penal , unânime, provimento, aposentadoria especial, tempo de serviço, tempo de contribuição, julgou procedente, autarquia , Instituto Nacional do Seguro Social , INSS, CTPS, impetrante, ajuizamento da ação, serviço especial , ANP