Semana Nacional de Conciliação: Documentário abordapráticas bancárias abusivas contra idosos - Notícias - Diligência - Credibilidade em informação jurídica

Notícias

Semana Nacional de Conciliação: Documentário abordapráticas bancárias abusivas contra idosos

Jurídicas 06/11/2019
Semana Nacional de Conciliação: Documentário abordapráticas bancárias abusivas contra idosos

Semana Nacional de Conciliação: Documentário abordapráticas bancárias abusivas contra idosos

Dando continuidade à programação da Semana Nacional de Conciliação, o CEJUSC-POA realizou o Cine-Diálogo voltado à capacitação dos voluntários que atuarão no CEJUSC 60+, inaugurado nessa segunda-feira (4/11).

O Professor da Faculdade de Educação da UFRGS, Johannes Doll, debateu com o público o curta-metragem Covardia Capital, que retrata práticas bancárias abusivas, cometidas em face dos idosos e suas implicações legais e cotidianas. Doll é especialista em Gerontologia pela Universidade de Heidelberg, membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento da UFRGS.

O documentário apresenta histórias de idosos que tiveram a renda da aposentadoria quase totalmente comprometida devido à concessão de empréstimos bancários consecutivos e, muitas vezes, não autorizados pelos consumidores. Foi vencedor da categoria Júri Popular do Festival de Cinema de Trancoso e integra o Projeto Crédito Consciente para idosos, do Instituto de Defesa Coletiva (MG).

Professor da Faculdade de Educação da UFRGS, Johannes Doll,debateu com o público o curta-metragem(Foto: Eduardo Nichele)

A Semana Nacional de Conciliação segue até sexta-feira (8/11). Confira a programação do CEJUSC-POA:

6 de novembro, das 10h às 11h30minOficina de Apoio e Reflexão das Situações de Superendividamento 4 a 8 de novembro, das 9h30min às 18hSessões de Conciliação Cível 4 a 8 de novembro, das 13h30min às 17h30minMutirão Conciliação Família

CEJUSC 60+

Desde essa segunda-feira (4/11), os idosos contam com um espaço especializado junto ao CEJUSC POA (Centro de Solução de Conflitos e Cidadania). Assuntos relacionados a dívidas, abandono, litígios familiares, problemas com vizinhos, violência doméstica, além de informações sobre direitos e serviços podem ser tratados no local, situado no Foro Central I (entrada pela Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 7° andar, sala A 704), Porto Alegre.

Através do atendimento de conciliadores e mediadores, é possível resolver conflitos de forma pacífica, evitando ingressar com ação judicial. O CEJUSC 60+ também conta com equipe multidisciplinar, como psicólogos e assistentes sociais. Além do atendimento das questões que podem ser conciliadas ou mediadas, pode haver encaminhamentos para resolução de outras demandas, através de convênios com a Delegacia do Idoso, Ministério Público, Defensoria Pública do Estado e da União e Universidades.

EXPEDIENTETexto: Janine SouzaAssessora-Coordenadora de Imprensa: Adriana Arendimprensa@tj.rs.gov.br 

Publicação em 05/11/2019 17:50Esta notícia foi acessada 35 vezes.

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do do Rio Grande do Sul

© Diligência.com.br
competente, confirma , sentença, indenizar, indenização, turma, mandado de segurança, recorreu da sentença, Conselho Regional, Colegiado, desocupação , Defensoria Pública da União, DPU, Ministério Público Federal , MPF, Advocacia-Geral da União , AGU, Caixa Econômica Federal , CEF, Departamento Nacional de Infraestrutura , DNIT, Departamento de Estradas e Rodagem , DER, DNER, PFE, Data do julgamento, Publicação no diário oficial , Servidores públicos , aquisição de estabilidade, condenação, condena, condenado, recorrente , recorrido, constituição federal, aposentadoria por invalidez, AIDS, portador, cardiopatia, imposto de renda, IR, Fazenda Nacional , apelante, princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, união , agravo de instrumento, adicional de férias, polo passivo, interesse processual , processamento e julgamento, pensões e aposentadorias, pensão, aposentadoria, competência, demandante, descumprimento da obrigação, sentença penal , unânime, provimento, aposentadoria especial, tempo de serviço, tempo de contribuição, julgou procedente, autarquia , Instituto Nacional do Seguro Social , INSS, CTPS, impetrante, ajuizamento da ação, serviço especial , ANP