Magistratura do Trabalho | Jornada - Notícias - Diligência - Credibilidade em informação jurídica

Notícias

Magistratura do Trabalho | Jornada

Jurídicas 13/11/2019
Magistratura do Trabalho | Jornada

 

(Ter, 12 Nov 2019) A atividade desempenhada pelos juízes do trabalho ganha destaque no terceiro episódio da segunda temporada do Jornada. O programa apresenta de que forma é feita a seleção e a formação dos magistrados, além da rotina pesada de julgamentos, que envolve, entre outros aspectos, atualização constante de conhecimentos.

O ministro do TST Vieira de Mello Filho, um dos entrevistados deste episódio, lembra que a função de juiz do trabalho vai muito além da tarefa de somente julgar processos e proferir sentenças. “A formação humanista do magistrado é fundamental para ele se inserir na sociedade atual”, afirma o ministro, que também é diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

O programa apresenta o longo caminho percorrido por Ricardo Machado Filho até se tornar juiz do trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região. Antes de ser magistrado, Ricardo trabalhou como servidor do TST e, em meio ao doutorado em Direito, obteve aprovação no concurso para juiz. “Considerei a ideia de que a magistratura pode fazer a diferença”, diz.

Juíza do trabalho há menos de dois anos, Karime Loureiro foi aprovada no primeiro Concurso Nacional Unificado da Magistratura do Trabalho, em 2017. O Jornada acompanhou a estada de Karime em Brasília, durante as cinco semanas do curso de formação dos novos juízes na Enamat. “A Enamat é o momento mais esperado por quem ingressa na magistratura”, revela.

Esta edição ainda apresenta dados relativos a processos julgados pela Justiça do Trabalho em todo o Brasil. Os números divulgados pela relatório “Justiça em Números”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), colocam o Judiciário Trabalhista como o ramo mais eficiente da justiça brasileira.

A segunda temporada do Jornada conta com mais quatro edições, que serão lançadas no TST Tube sempre às segundas-feiras, às 12h. O programa também terá inserções na programação da TV Justiça, toda quarta-feira, às 19h30.

Confira outras notícias do Tribunal Superior do Trabalho em: http://www.tst.jus.br

O Jornada é exibido pela TV Justiça às quartas-feiras, às 20h45, com reapresentações às quintas-feiras, às 7h; sextas-feiras, às 5h45; sábados, às 6h; e aos domingos, às 10h15. Assista ao programa a qualquer hora no canal do TST no Youtube - https://www.youtube.com/user/tst.

 

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial. Permitida a reprodução mediante citação da fonte. Coordenadoria de Rádio e TV Tribunal Superior do Trabalho Tel. (61) 3043-4264 crtv@tst.jus.br

Fonte: Tribunal Superior do Trabalho

© Diligência.com.br
competente, confirma , sentença, indenizar, indenização, turma, mandado de segurança, recorreu da sentença, Conselho Regional, Colegiado, desocupação , Defensoria Pública da União, DPU, Ministério Público Federal , MPF, Advocacia-Geral da União , AGU, Caixa Econômica Federal , CEF, Departamento Nacional de Infraestrutura , DNIT, Departamento de Estradas e Rodagem , DER, DNER, PFE, Data do julgamento, Publicação no diário oficial , Servidores públicos , aquisição de estabilidade, condenação, condena, condenado, recorrente , recorrido, constituição federal, aposentadoria por invalidez, AIDS, portador, cardiopatia, imposto de renda, IR, Fazenda Nacional , apelante, princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, união , agravo de instrumento, adicional de férias, polo passivo, interesse processual , processamento e julgamento, pensões e aposentadorias, pensão, aposentadoria, competência, demandante, descumprimento da obrigação, sentença penal , unânime, provimento, aposentadoria especial, tempo de serviço, tempo de contribuição, julgou procedente, autarquia , Instituto Nacional do Seguro Social , INSS, CTPS, impetrante, ajuizamento da ação, serviço especial , ANP