Ao entregar governo interino do Estado a Mauro Carlesse, presidente do TJTO ressalta importância do diálogo e harmonia entre os poderes - Notícias - Diligência - Credibilidade em informação jurídica

Notícias

Ao entregar governo interino do Estado a Mauro Carlesse, presidente do TJTO ressalta importância do diálogo e harmonia entre os poderes

Jurídicas 03/12/2020
Ao entregar governo interino do Estado a Mauro Carlesse, presidente do TJTO ressalta importância do diálogo e harmonia entre os poderes
O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, reassumiu o comando do Poder Executivo Estadual na manhã desta quarta-feira, 2, em cerimônia no Palácio Araguaia. Junto ao seu vice, Wanderlei Barbosa, eles usufruíram de mais uma semana de férias, enquanto o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, respondeu pelo Governo.
Ao assinar o ato de reassunção do cargo, o governador Mauro Carlesse agradeceu ao presidente do TJTO pelos serviços prestados nos últimos dias e destacou que retorna ao Palácio Araguaia com foco nas grandes obras e projetos que vão beneficiar a população. “Eu fiquei muito feliz, satisfeito e honrado de poder ficar tranquilo nesses dias de férias. Isto por saber da qualidade e da segurança com as quais o desembargador Helvécio iria conduzir este Estado.
Agradeço ao desembargador e penso que é exatamente isto que precisamos: manter a harmonia entre todas as forças para, juntos, trabalharmos no que é melhor para o Tocantins. Neste ano, ainda temos muitas obras para serem realizadas, muitos projetos e tenho certeza que o Judiciário e toda a sociedade terão muito orgulho do que será feito”, ressaltou.
Diálogo e harmonia
Na ocasião, o presidente do TJ também fez agradecimentos reforçando a honra que foi ter ocupado o mais alto cargo do Executivo Estadual. “Agradeço muito pela honra que foi dada ao Judiciário e pela distinção com a qual o governador Carlesse me tratou, de forma muito especial e carinhosa. Devolvo o exercício do Poder, uma função que não é fácil, e devolvo após fazer um trabalho no qual busquei não colocar nenhuma intromissão na agenda institucional. Agora, retorno ao exercício do Judiciário e reafirmo que estamos à disposição para manter este diálogo e a harmonia que estabelecemos”, afirmou.
Presente à solenidade, o secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, reforçou o reconhecimento da Gestão ao trabalho desempenhado pelo presidente do TJTO enquanto esteve como governador do Tocantins. “Gostaria não só de parabenizar, mas também de demonstrar o reconhecimento de todo o Tocantins à pessoa do desembargador, que é o quarto presidente do TJTO a assumir o Executivo. Acho que este é um símbolo que coroa a carreira dele [desembargador], que é um homem que, com certeza, vai deixar marcas indeléveis não só no Judiciário, mas em toda a sociedade tocantinense”, frisou.
Também estiveram presentes à cerimônia secretários de Estado e os deputados estaduais Ivory de Lira, Valderez Castelo Branco e Olyntho Neto.
Balanço
Enquanto esteve governador do Tocantins, o presidente do TJTO, Maia Neto, fez questão de dar continuidade à agenda institucional da gestão e mostrar que o Estado é privilegiado em contar com uma concreta harmonia entre as instituições e os poderes.
Dentre os compromissos que fizeram parte da agenda do governador em exercício estiveram a entrega de benefícios para o sistema prisional do Tocantins - 20 novas carabinas, munições e nova viatura -, condução do encerramento do projeto Justiça Cidadã, que visa aproximar a população dos serviços do judiciário e a assinatura de novos decretos.
Os decretos assinados pelo então governador tratam da regulamentação do uso de nome social de pessoas trans em atendimentos de órgãos ligados ao Executivo Estadual e da implantação de um Comitê de Políticas Públicas para a Primeira Infância. Esse comitê visa elaborar o Plano Estadual pela Primeira Infância (Pepi), que irá nortear ações voltadas para este público e articular a implementação de uma rede de atendimento de proteção aos direitos da criança e do adolescente.
 
Edição: Thâmara Cruvinel (Cecom-TO)
Revisão Textual: Marynne Juliate
Comunicação TJTO




Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins

© Diligência.com.br
competente, confirma , sentença, indenizar, indenização, turma, mandado de segurança, recorreu da sentença, Conselho Regional, Colegiado, desocupação , Defensoria Pública da União, DPU, Ministério Público Federal , MPF, Advocacia-Geral da União , AGU, Caixa Econômica Federal , CEF, Departamento Nacional de Infraestrutura , DNIT, Departamento de Estradas e Rodagem , DER, DNER, PFE, Data do julgamento, Publicação no diário oficial , Servidores públicos , aquisição de estabilidade, condenação, condena, condenado, recorrente , recorrido, constituição federal, aposentadoria por invalidez, AIDS, portador, cardiopatia, imposto de renda, IR, Fazenda Nacional , apelante, princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, união , agravo de instrumento, adicional de férias, polo passivo, interesse processual , processamento e julgamento, pensões e aposentadorias, pensão, aposentadoria, competência, demandante, descumprimento da obrigação, sentença penal , unânime, provimento, aposentadoria especial, tempo de serviço, tempo de contribuição, julgou procedente, autarquia , Instituto Nacional do Seguro Social , INSS, CTPS, impetrante, ajuizamento da ação, serviço especial , ANP