Preço do aluguel no Brasil cai 3,66% nos últimos 12 meses - Notícias - Diligência - Credibilidade em informação jurídica

Notícias

Preço do aluguel no Brasil cai 3,66% nos últimos 12 meses

Negócios 16/02/2016

 São Paulo - O preço médio anunciado para aluguéis de apartamentos em nove cidades do Brasil caiu 3,66% nos últimos 12 meses terminados em janeiro, enquanto a inflação calculada pelo IPCA aumentou 10,71% no período, segundo o Índice FipeZap.

De acordo com o FipeZap, o preço médio de locação mensal anunciado em 11 cidades em janeiro foi de 30,97 reais por metro quadrado. O valor é equivalente a um aluguel de 1.858,20 reais para um imóvel de 60 metros quadrados.

O índice considera apenas os preços médios anunciados em novos contratos de aluguéis das seguintes cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Santos, Porto Alegre, Campinas, Salvador, São Bernardo do Campo, Recife, Belo Horizonte e Curitiba.

Publicidade

O indicador não mede as variações de custos dos contratos em vigor, que geralmente são reajustados pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M).

O valor médio anunciado para o aluguel das unidades registrou queda de 0,16% em janeiro comparado ao mês anterior, enquanto o IPCA subiu 1,27%.

São Paulo e Belo Horizonte registraram as maiores quedas de preços médios anunciados para locação no mês, enquanto Campinas e São Bernardo do Campo tiveram as maiores elevações.

Veja na tabela a seguir a variação dos preços dos aluguéis em janeiro, dezembro e nos últimos 12 meses. A lista foi ordenada de forma decrescente, pela variação em janeiro.

 Rentabilidade

Em janeiro, o retorno médio obtido por proprietários de imóveis com aluguéis nas onze cidades incluídas no Índice FipeZap de Locação foi de 4,60% ao ano.

A taxa, que calcula os rendimentos com a locação do imóvel em relação ao preço de venda da unidade, serve como parâmetro para verificar a rentabilidade do investimento em imóveis.

No entanto, a renda obtida com aluguéis é apenas uma parte desse investimento, que também inclui a valorização do preço de venda da unidade.

Por conta disso, a rentabilidade dos aluguéis deve ser comparada com o retorno real (acima da inflação) proporcionado por outras aplicações financeiras de renda fixa, como a poupança.

Veja na tabela a seguir o retorno médio dos aluguéis em janeiro, o retorno real da poupança e a taxa de juros real.

Fonte: Exame

© Diligência.com.br
competente, confirma , sentença, indenizar, indenização, turma, mandado de segurança, recorreu da sentença, Conselho Regional, Colegiado, desocupação , Defensoria Pública da União, DPU, Ministério Público Federal , MPF, Advocacia-Geral da União , AGU, Caixa Econômica Federal , CEF, Departamento Nacional de Infraestrutura , DNIT, Departamento de Estradas e Rodagem , DER, DNER, PFE, Data do julgamento, Publicação no diário oficial , Servidores públicos , aquisição de estabilidade, condenação, condena, condenado, recorrente , recorrido, constituição federal, aposentadoria por invalidez, AIDS, portador, cardiopatia, imposto de renda, IR, Fazenda Nacional , apelante, princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, união , agravo de instrumento, adicional de férias, polo passivo, interesse processual , processamento e julgamento, pensões e aposentadorias, pensão, aposentadoria, competência, demandante, descumprimento da obrigação, sentença penal , unânime, provimento, aposentadoria especial, tempo de serviço, tempo de contribuição, julgou procedente, autarquia , Instituto Nacional do Seguro Social , INSS, CTPS, impetrante, ajuizamento da ação, serviço especial , ANP