Desemprego na região metropolitana de SP ficou em 14% em janeiro - Notícias - Diligência - Credibilidade em informação jurídica

Notícias

Desemprego na região metropolitana de SP ficou em 14% em janeiro

Negócios 25/02/2016

A taxa média de desemprego total na região metropolitana de São Paulo ficou praticamente estável ao passar de 13,9% em dezembro de 2015 para 14% em janeiro de 2016, segundo pesquisa de emprego e desemprego do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico (Dieese).

 Em janeiro de 2016, o contingente de desempregados foi estimado em 1.549 milhão pessoas, 1 milhão a menos que no mês anterior. Essa relativa estabilidade decorreu da redução do nível de ocupação (eliminação de 82 mil postos de trabalho, ou -0,9%) e da População Economicamente Ativa – PEA (83 mil pessoas deixaram o mercado de trabalho da região, ou -0,7%). A taxa de participação reduziu-se de 62,9% para 62,4%, no período em análise.

Entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016, a taxa de desemprego total diminuiu no município de São Paulo, de 13,1% para 12,4%, e aumentou na região do ABC, de 13,3% para 15,0%, e nos demais municípios da região metropolitana de São Paulo, exclusive a capital, de 15% para 16,4%.

Setores
O nível de ocupação reduziu em 0,9% e o contingente de ocupados foi estimado em 9.517 pessoas. Sob a ótica setorial, esse resultado decorreu dos decréscimos na indústria de transformação com -2,7% ou eliminação de 41 mil postos de trabalho, na construção com -3,6% ou - 25 mil e no comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas com -1,4%, ou -24 mil. Em contrapartida, variou positivamente o nível ocupacional nos serviços  com 0,3% ou geração de 19 mil postos de trabalho.

Assalariados
No setor privado, cresceu o número de assalariados sem carteira de trabalho assinada (2,9%) e permaneceu estável os profissionais com carteira (-0,1%). Caiu o contigente de autônomos (-2,7%) e dos ocupados nas demais posições (-3,6%) e cresceu ligeiramente o de empregados
domésticos (0,7%).

Entre novembro e dezembro de 2015, cresceram os rendimentos médios reais de ocupados (2,8%) e assalariados (2,1%), passando a equivaler a R$ 1.987 e R$ 2.021, respectivamente.

Em 12 meses
Em janeiro de 2016, a taxa de desemprego total na região metropolitana de São Paulo (14%) ficou acima da verificado no mesmo mês do anterior, que foi de 9,8%.

Em termos absolutos, o contingente de desempregados aumentou em 491 mil pessoas, devido à redução do nível de ocupação (eliminação de 217 mil postos de trabalho, ou -2,2%) e à expansão da força de trabalho da região (entrada de 274 mil pessoas no mercado de trabalho, ou 2,5%). A taxa de participação ampliou-se de 61,3% para 62,4%, no período em análise.

O assalariamento total diminuiu 3,6nos últimos 12 meses. No setor privado, caíram os contingentes de empregados com e sem carteira de trabalho assinada (-2,2% e -10,0%, respectivamente). Cresceu o número de autônomos (4,2%) e reduziram-se o daqueles classificados nas demais posições ocupacionais (-3,6%) e, em menor medida, o de empregados domésticos (-0,7%).

 

Fonte: G1

© Diligência.com.br
competente, confirma , sentença, indenizar, indenização, turma, mandado de segurança, recorreu da sentença, Conselho Regional, Colegiado, desocupação , Defensoria Pública da União, DPU, Ministério Público Federal , MPF, Advocacia-Geral da União , AGU, Caixa Econômica Federal , CEF, Departamento Nacional de Infraestrutura , DNIT, Departamento de Estradas e Rodagem , DER, DNER, PFE, Data do julgamento, Publicação no diário oficial , Servidores públicos , aquisição de estabilidade, condenação, condena, condenado, recorrente , recorrido, constituição federal, aposentadoria por invalidez, AIDS, portador, cardiopatia, imposto de renda, IR, Fazenda Nacional , apelante, princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, união , agravo de instrumento, adicional de férias, polo passivo, interesse processual , processamento e julgamento, pensões e aposentadorias, pensão, aposentadoria, competência, demandante, descumprimento da obrigação, sentença penal , unânime, provimento, aposentadoria especial, tempo de serviço, tempo de contribuição, julgou procedente, autarquia , Instituto Nacional do Seguro Social , INSS, CTPS, impetrante, ajuizamento da ação, serviço especial , ANP