Mercado piora previsão para PIB, mas espera inflação menor em 2016 - Notícias - Diligência - Credibilidade em informação jurídica

Notícias

Mercado piora previsão para PIB, mas espera inflação menor em 2016

Negócios 02/03/2016

A retração do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano deve ser ainda maior do que a prevista. A estimativa de economistas ouvidos no boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, pelo Banco Central (BC), passou de baixa de 3,40% para uma queda de 3,45%. Para 2017, foi mantida a expectativa de recuperação em 0,50%, após cinco semanas seguidas de redução.

A produção industrial é o principal setor responsável pelas previsões para o PIB em 2016 e 2017. No boletim Focus, a mediana das estimativas do mercado para o setor manufatureiro revela uma expectativa de baixa de 4,50% para este ano ante - 4,40% prevista na semana passada. Para 2017, a previsão mudou de 1,00% para 0,80%. Se a previsão do mercado se concretizar, será a primeira vez que o país registra dois anos de retração econômica, considerando a série histórica do IBGE, iniciada em 1948.

A expectativa para a inflação surpreendeu e, após oito semanas de alta, os economistas passaram a prever um alívio no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2016. A estimativa para a inflação oficial no país recuou de 7,62% para 7,57%. Para 2017, permaneceu estável em 6%, exatamente no teto da meta para o período.

Publicidade

Em semana de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), analistas mantiveram as estimativas para a Selic em 2016. Segundo o mercado, a taxa básica de juros permanecerá nos atuais 14,25% ao ano até o encerramento de 2016. Para 2017 a estimativa foi reduzida a 12,50% em dezembro de 2017 ante taxa de 12,63% prevista na edição anterior.

A projeção para o câmbio no fim de 2016 caiu de 4,36 reais para 4,35 reais. Para o encerramento de 2017, a previsão dos economistas para o dólar permaneceu em 4,40 reais.

Fonte: Veja

© Diligência.com.br
competente, confirma , sentença, indenizar, indenização, turma, mandado de segurança, recorreu da sentença, Conselho Regional, Colegiado, desocupação , Defensoria Pública da União, DPU, Ministério Público Federal , MPF, Advocacia-Geral da União , AGU, Caixa Econômica Federal , CEF, Departamento Nacional de Infraestrutura , DNIT, Departamento de Estradas e Rodagem , DER, DNER, PFE, Data do julgamento, Publicação no diário oficial , Servidores públicos , aquisição de estabilidade, condenação, condena, condenado, recorrente , recorrido, constituição federal, aposentadoria por invalidez, AIDS, portador, cardiopatia, imposto de renda, IR, Fazenda Nacional , apelante, princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, união , agravo de instrumento, adicional de férias, polo passivo, interesse processual , processamento e julgamento, pensões e aposentadorias, pensão, aposentadoria, competência, demandante, descumprimento da obrigação, sentença penal , unânime, provimento, aposentadoria especial, tempo de serviço, tempo de contribuição, julgou procedente, autarquia , Instituto Nacional do Seguro Social , INSS, CTPS, impetrante, ajuizamento da ação, serviço especial , ANP